Segurança

22/04/2013

Detran oferece serviço de renovação automática da CNH

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (22/04) o serviço de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação, disponível no novo site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Com isso, não é mais necessário comparecer a uma unidade do Detran para repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. A estimativa é que, por mês, 67 mil pessoas deixem de ir ao Detran e recebam a CNH em casa.
“Esse é mais um passo no sentido de tirar o Paraná do atraso”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, que representou o governador Beto Richa no lançamento do serviço. “O objetivo do governador é fazer um Paraná melhor, mais justo, mais seguro e voltado ao cidadão”, declarou Vasques.
O motorista receberá pelo correio o aviso que sua carteira está para vencer, e poderá agendar a consulta médica pela internet e, depois de concluído o processo, receberá o documento em casa. Aproximadamente 67 mil pessoas receberão o aviso todos os meses. “Ainda neste ano, temos mais de 373 mil renovações a serem feitas. Com este processo, quase 66% do total previsto para o ano serão feitas de forma não presencial”, afirmou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
COMO FUNCIONA – O motorista vai receber, com aviso de vencimento da carteira, o boleto com código de barras para o pagamento da taxa, que continua no valor de R$ 106,29. Depois, ele deverá agendar, pelo site www.detran.pr.gov.br/renovacnh, a consulta médica, exigida pela legislação de trânsito. Na clínica, será feita a biometria – identificação do motorista pela impressão digital, que garante a segurança do processo.
Depois de aprovado no exame de saúde física, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia do documento anterior. O documento chegará no endereço cadastrado em dez dias úteis. “Só devem ir ao Detran motoristas com suspensão ou demais impedimentos para a renovação, ou que optem por refazer a fotografia, por motivos pessoais”, explicou Traad.
Para evitar erros e atualizar o banco de imagens o motorista fará a renovação de forma presencial, a cada 15 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes, de cinco em cinco anos, e só aos 34 anos de idade deverá ir ao departamento.
TECNOLOGIA – O site e o novo sistema de renovação da CHN foram criados em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). “Planejamos um sistema que, em três cliques, o cidadão poderá acessar o que deseja”, disse Marcos Traad.
O novo sistema deve agilizar também o atendimento de outros serviços que exijam a presença do motorista e não possam ser feitos online. Hoje, pela internet, já é possível fazer a segunda via da CNH, do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e solicitar a CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Desde maio de 2011, foram mais de 200 mil solicitações via Detran Fácil e quase 80 mil habilitações definitivas emitidas automaticamente.
Todos esses serviços do Detran Paraná estão habilitados também na versão para Smartphones e Tablets, via portal mobile do Governo do Paraná. O endereço é m.pr.gov.br. “Isso tudo está dentro de uma programação para facilitar e melhorar os serviços do governo estadual. É uma determinação do governador Beto Richa de que disponibilizemos todas as tecnologias para facilitar a vida do cidadão”, destacou Jacson Carvalho Leite, diretor presidente da Celepar.

Arquivo anexado:

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.