Informações de Turismo

Origem do nome e criação da Província

Rio ParanáA denominação “Paraná” vem da língua guarani e quer dizer: “para” ... mar + “anã” ... parecido, parente, semelhante, significando rio grande, rio como mar, rio semelhante ao mar.

É termo de origem geográfica e refere-se ao Rio Paraná, o maior curso d’água em território paranaense, que divisa o Estado do Paraná da República do Paraguai e do Estado do Mato Grosso do Sul. Originalmente a pronúncia correta do termo era Paranã, porém, com o tempo alterou-se a acentuação da última vogal. Em se tratando de estudo toponímico, deve-se levar em conta que o topônimo Paraná, aparece, dentre várias citações, em três outras importantes denominações no território paranaense, a saber: “Rio Paranapanema”, que divide, a norte e noroeste os Estados do Paraná e de São Paulo; “Paranaguá”, primeiro município criado no estado; “Rio Paraná”, situado na porção oeste paranaense.

A denominação Paraná, dada ao Estado da Federação, surgiu a partir de 1853, no período da elevação da então Comarca de Curitiba, que era jurisdicionada à Província de São Paulo, à categoria de Província.

Tela: Chegada do Conselheiro Zacarias. Acervo Palácio Iguaçu

1853 - Chegada do Conselheiro Zacarias, em Curitiba, para a instalação da Província do Paraná.
Tela de 7 m x 5 m , de Arthur Nísio . Acervo Palácio Iguaçu.


Fonte: Secretaria de Estado da Cultura - SEEC
Recomendar esta página via e-mail: