Governo

Governador

Palácio Iguaçu
Praça Nossa Senhora de Salete, s/n
Centro Cívico - 80530-909
Curitiba - Paraná
41 3350-2400 - 3350-2427
41 3254-4299

Mapa: localize o endereço
Beto RichaO governador Beto Richa nasceu em Londrina, em 29 de julho de 1965. É filho do ex-governador José Richa e de dona Arlete Richa. Graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, tem três filhos: Marcelo, André e Rodrigo. Iniciou a vida pública em 1994, elegendo-se deputado estadual pelo PSDB, sendo reeleito quatro anos depois. Como deputado, aprovou projetos de grande repercussão social e econômica. É de sua autoria a lei que estabelece indenizações às famílias de ex-presos políticos. A criação do Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas também foi proposta por Beto Richa. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba e, no primeiro ano de mandato, também exerceu as funções de secretário municipal de Obras.
Em 2004, Beto Richa foi eleito prefeito de Curitiba. Seu plano de governo foi registrado em cartório e suas metas foram inteiramente cumpridas. Richa foi reeleito prefeito de Curitiba em 2008 com quase 80% dos votos, votação recorde na história da cidade.
No período de cinco anos e três meses como prefeito, até renunciar ao cargo em 30 de março de 2010 para concorrer às funções de governador, Beto Richa direcionou 70% das receitas orçamentárias para os bairros da cidade com os menores indicadores de desenvolvimento humano. Sua administração priorizou as áreas sociais (educação, saúde, moradia popular, transporte público, proteção social e infraestrutura urbana) nos investimentos municipais. Sua gestão realizou mais de sete mil obras.
Beto estreitou o diálogo com a população e promoveu mais de 300 audiências públicas – realizadas em todos os 75 bairros da cidade –, nas quais as comunidades participaram diretamente da definição do orçamento, indicando obras e programas prioritários.
Richa foi eleito dez vezes o melhor prefeito do Brasil: oito vezes no ranking Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo, e duas vezes em pesquisa do Instituto Brasmarket (em parceria do jornal DCI, de São Paulo, e o portal IG).
Em 2008, foi eleito pela revista Época uma das cem personalidades mais influentes do País. Recebeu da Abrinq/Unicef o prêmio Amigo da Criança. Por duas vezes, em sua administração, o ensino fundamental de Curitiba foi avaliado pelo MEC/Ideb como o melhor entre as capitais do País. Ao longo da gestão, seu governo teve aprovação média de mais de 80% dos curitibanos.
Foi eleito governador em primeiro turno em 2010 e reeleito, também no primeiro turno, em 2014. Em 2013, cumpriu a meta de ser o primeiro governador da história do Paraná a visitar todos os 399 municípios do Estado.
Recomendar esta página via e-mail: