Serviços para Cidadão » Sobre

Manual de Gestão de Documentos

O Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná, elaborado pelo Arquivo Público do Paraná, é um instrumento normatizador das atividades de classificação, arquivamento e destinação de documentos acumulados (produzidos e recebidos) pelos órgãos da administração direta do Estado do Paraná.

Conteúdo:

O item 1 aborda a justificativa e o conteúdo do manual de gestão de documentos propriamente dito. Nos itens 2, 3, 4, e 5, definem-se conceitos e objetivos da gestão de documentos, do código de classificação e da tabela de temporalidade de documentos, assim como explicações metodológicas e orientações sobre a destinação de documentos.

O item 6 refere-se a conservação de documentos e a algumas recomendações a fim de garantir a conservação física dos documentos, tais como: locais de guarda de documentos (climatização, iluminação, mobiliário, higienização); acondicionamento de documentos; materiais e equipamentos.

Os anexos, item 7, contêm os instrumentos de trabalho fundamentais para o desempenho das atividades arquivísticas, além de modelos de formulários a serem utilizados para a realização dessas atividades:

7.1 - Código de Classificação de Documentos
7.2 - Tabela de Temporalidade de Documentos
7.3 - Índice de Assuntos/itens documentais
7.4 - Modelos de Formulários
7.5 - Legislação

Inclui-se, ainda, no item 8, um glossário de conceitos e termos técnicos, alguns explicados no próprio corpo do texto, que facilitam a compreensão da matéria contida neste manual.

Nos itens 9 e 10, as Referências Bibliográficas e Legislativa utilizadas para compor o Manual.

http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/gestao.pdf

Informações

Serviço na web:

integralmente na web

Responsável pela Informação

Órgão:

DEAP - Departamento Estadual de Arquivo Público

Compartilhar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.